Chefe do triatlo brasileiro afasta ideia de transformar disputa em duatlo: "Última alternativa"

Prova masculina foi adiada devido às desfavoráveis condições sanitárias do rio Sena e segue sendo preocupação da organização e das equipes

A qualidade da água do rio Sena segue sendo uma preocupação devido ao alto nível de poluição. Por isso, a prova do triatlo masculino, que estava marcada para às 3h da manhã desta terça-feira (horário de Brasília), foi adiada para a quarta-feira, às 5h45, mesmo dia em que estão previstas as provas do feminino. Se não houver melhoria, o Comitê Organizador das Olimpíadas estuda a possibilidade de transformar a prova em um "duatlo", excluindo a etapa de natação. Em entrevista ao ge, Sérgio Santos, chefe de equipe do triatlo brasileira, defende que essa deve ser a última alternativa:
— A competição ser em formato de duatlo é a última alternativa. Se amanhã seguirmos com indicadores de que não dá pra nadar, a competição será novamente adiada e será adiada até o último dia possível do calendário. O que nos foi passado hoje é que se amanhã não acontecer, será adiado para o dia 2. Se mesmo assim, nessa amanhã, o Rio Sena continuar com marcadores que não permitem nadar, aí sim, será transformado em duatlo.

Níveis de contaminação do Rio Sena, em Paris, voltam a subir

No formato de duatlo, o segmento de natação de 1500m seria substituído por 5 mil metros de corrida. Os 40 km de ciclismo e os 10km de corrida se manteriam iguais.

Rio Sena, em Paris, preparado para as provas de Triatlo nas Olimpíadas — Foto: REUTERS

A nova programação estima que as mulheres disputarão às 3h (horário de Brasília), enquanto os homens às 5h45 (também no horário de Brasília). As duas cerimônias de premiação ocorrerão após os dois eventos. Porém, há previsão de chuva para a madrugada em Paris, o que deixa a situação ainda mais preocupante.
— O fato da competição já não ser às 8h da manhã e ser às 10h45 para os homens faz com que eles tenham que mudar o plano alimentar deles, faz com que todo o transporte e logística, até mesmo do comitê organizador, tenha sido alterado de última hora. Neste momento, estão reorganizando os ônibus para chegarem na prova — analisou Sérgio Santos.
Os treinos de familiarização do triatlo foram cancelados por dois dias consecutivos. Impedidos de praticar no Rio Sena, os atletas brasileiros – Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Manoel Messias e Miguel Hidalgo – têm treinado em piscina. As atividades de reconhecimento dos percursos do ciclismo e da corrida ocorreram conforme estava planejado anteriormente.
— A mensagem que nós tentamos passar é que eles precisam se preocupar com o que está sob o controle deles: as horas de descanso, a alimentação, a hidratação, a qualidade do treinamento que eles tem ainda a oportunidade de realizar, até a largada. Tudo o que esta fora do controle deles só acaba por adicionar um conjunto de incertezas. Então nosso papel da equipe é tentar concentrar o que podemos controlar. Os atletas que são mais fortes no controle disso são também os atletas mais fortes durante a competição. Os que vão conseguir se adaptar melhor, chegarão melhor.
O Rio Sena também receberá as provas da maratona aquática de 10 quilômetros feminina e masculina marcadas para os dias 8 e 9 de agosto.

“Em uma área urbana, você sempre vai correr perigo”

O ge também buscou informações com Mário Moscatelli, especialista na recuperação de ecossistemas. Segundo ele, rios que passam por áreas urbanas sempre sofrerão com contribuições de esgoto de alguma conexão clandestina ou antiga, além de analisar a forte presença de ratos na cidade:
– Eles vão exterminar os ratos das galerias pluviais lá de Paris, onde esse tipo de roedor é abundante? A chuva lava as ruas e joga mais sujeira ainda. Em uma área urbana, você sempre vai correr perigo. Eu, como organizador, não me arriscaria em um evento de tamanha magnitude, envolvendo atletas de alta performance. Qualquer tipo de impacto na qualidade da água pode interferir no desempenho.




Carregando






Compartilhar vídeo














Reproduzir
--:--/--:--

Ativar som


Minimizar vídeoTela cheia





Resumo Olímpico - Dia 3 | Brasil tem estreia no boxe e Medina voa para as quartas de final



Sugerida para você

Comentários