Em Oriximiná, Círio Simbólico de Canoas recorda primeira procissão fluvial realizada em 1946

Enfeitadas com fitas coloridas, as canoas saíram da rampa da Souza Real até o cliper de Santo Antônio, onde foi realizada a Santa Missa na chegada.


Círio das Canoas recorda o primeiro círio fluvial de Santo Antônio, em Oriximiná — Foto: Paróquia de Santo Antônio

O Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio, padroeiro da cidade de Oriximiná, no oeste do Pará, se aproxima e com ele, as tradicionais procissões que reúnem devotos de todos os cantos do município, como o Círio Simbólico das Canoas que foi realizado no último sábado (27). O evento recorda o primeiro círio fluvial, que foi realizado em 1946.
Como já é tradição, a imagem do glorioso Santo Antônio foi trasladada em carreata que saiu da Igreja Matriz de Santo Antônio na noite do dia 26 e percorreu algumas ruas da cidade até a residência do casal Rosivania Oliveira da Silva e Raimundo Eluirdes Pereira dos Santos, localizada na Rua Barão do Rio Branco, bairro São José Operário, onde foi celebrada a Santa Missa pelo padre Lucas Nogueira.
No fim da tarde de sábado, a imagem foi embarcada no Porto da Barreirinha, e de lá saiu em procissão acompanhada por dezenas de canoas enfeitadas com fitas coloridas fazendo uma releitura dos primeiros círios, de como tudo começou até se tornar o grande Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio.
Imagem de Santo Antônio conduzida em andor para o Círio das Canoas — Foto: Paróquia de Santo Antônio
Na chegada, foi realizada a Santa Missa no cliper de Santo Antônio. A celebração foi presidida pároco Nilton Mendes e concelebrada pelos padres Mário Augusto, Lucas Nogueira e Antônio Monteiro.
Durante a celebração da Santa Missa, aconteceu o retorno das imagens que estavam na peregrinação, a benção de Santo Antônio. E no encerramento, houve o sorteio das imagens que foram doadas.

Celebração da Santa Missa na chegada do Círio das Canoas — Foto: Paróquia de Santo Antônio

Círio Noturno

O 78º Círio Noturno Fluvial de Santo Antônio de Pádua será realizado no dia 4 de agosto, domingo. No sábado (3), a imagem será trasladada da Igreja Matriz às 08h até a Comunidade Santo Antônio do Rio Cachoeiry, de onde sairá o Círio Noturno no dia seguinte.
No domingo, a programação começa às 05h com alvorada festiva; às 07h haverá Aurora Litúrgica de Acolhimento com o cortejo da imagem por ruas de Oriximiná; às 19h30 haverá recepção à imagem de Santo Antônio no cais do porto, procissão terrestre e missa festiva do Círio.
Como tema: “Com a força do Espírito e o exemplo de Santo Antônio, testemunhemos Cristo”, a festividade da paróquia Santo Antônio de Pádua se estende até o dia 18 de agosto com extensa programação, que inclui: missas, trezena de Santo Antônio, Círio das Crianças, e noites culturais.
(Fonte: G1)

Comentários