Semsa abre campanha 'Agosto Dourado' com programação especial na UBS Salvação na quinta, 1º

O evento oferecerá uma variedade de serviços essenciais para a saúde do bebê e promoverá o incentivo à amamentação.


Leite materno é o alimento mais completo para os bebês até os seis meses de vida — Foto: Reprodução

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada de 1º a 7 de agosto, marca o início da campanha nacional Agosto Dourado, instituída em 2017. Em Santarém, oeste do Pará, o evento será aberto oficialmente na UBS Salvação, localizada na Rua Anu Preto, 21142, bairro Residencial Salvação, no dia 1º de agosto, às 8h30.
Durante a programação que se estenderá até às 12h, serão ofertados serviços como vacinação, consultas médicas e de enfermagem, educação em saúde, atendimento com nutricionista, atendimento odontológico, atendimento psicossocial, realização do teste do pezinho, teste da linguinha, suplementação de vitamina A e encaminhamento para o teste da orelhinha.
Nas demais Unidades Básicas de Saúde do município, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará programações especiais ao longo do mês. Também haverá ações especiais no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS).
De acordo com a Semsa, no HMS, a programação está prevista para iniciar no dia 2 de agosto, com o objetivo de promover o aleitamento materno por meio de diversas atividades educativas e de apoio às mães. A abertura será às 9h na clínica pediátrica, com uma apresentação cultural e a entrega do Certificado Mamãe Ouro. Em seguida, haverá uma palestra sobre a importância da amamentação no espaço Mamaço. Às 11h, uma roda de conversa permitirá que as mães compartilhem suas experiências e desafios na amamentação, com a presença de profissionais da saúde para responder perguntas e oferecer orientações.

Incentivo ao aleitamento

A campanha Agosto Dourado destaca a importância do leite materno para o desenvolvimento físico e emocional dos bebês e tem como objetivo conscientizar, promover e fortalecer o aleitamento materno, evidenciando seus inúmeros benefícios para mães e bebês. A cor dourada simboliza a riqueza nutricional do leite materno. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, sendo exclusiva nos primeiros seis meses.
O leite materno, considerado o padrão ouro da nutrição infantil, é rico em nutrientes, minerais, água e proteínas essenciais para o desenvolvimento saudável dos bebês. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva durante os primeiros seis meses de vida.
(Fonte: G1)

Comentários