Tribos Muirapinima e Munduruku ajustam últimos detalhes para disputa na 30ª edição do Festribal

As duas nações prometem espetáculos grandiosos e emocionantes no Centro Cultural de Juruti.


Festribal 2024 será realizado de 31 de julho a 03 de agosto, em Juruti — Foto: Arquivo/PMJ

Para apresentar espetáculos grandiosos e encantar o público e os jurados no Festribal 2024, em Juruti, oeste do Pará, as tribos Muirapinima e Munduruku estão trabalhando no ajuste dos últimos detalhes das indumentárias e alegorias.
O evento que este ano tem como tema "Festribal 2024 - Juruti Te Espera!", é uma celebração da cultura e dos costumes indígenas e também representa a luta dos povos da floresta por valorização e respeito. Ao longo dessas três décadas, o Festribal movimenta o turismo na região, recebendo visitantes de todo Brasil. O festival reúne anualmente um público de aproximadamente 5 mil pessoas.
Nesta terça-feira (30) serão realizados ensaios das tribos para afinar as coreografias e performances dos itens que pontuam na disputa. A tribo Muirapinima ensaia na Aldeia Muirapinima, enquanto a tribo Munduruku realizado seu ensaio no Universo Munduruku. E no dia 1º de agosto, dentro da programação oficial do Festribal, tem ensaio técnico no Centro Cultural de Juruti (Tribódromo) às 20h30.
A tribo Munduruku, identificada pelas cores vermelho e amarelo, vai lutar pelo título no Tribódromo com o tema: Amazônia indígena. A apresentação promete ser marcada por exaltação e irreverência, como um brado de manifesto aos povos Mundurukus.

Tribo Munduruku no Festribal em Juruti, no Pará — Foto: Prefeitura de Juruti/Arquivo

Já a tribo Muirapinima, identificada pelas cores vermelho e azul, vai brigar por mais um título com o tema: Wiyae: O Canto de Resistência Pindorama. A tribo garante que será um espetáculo grandioso e vibrante, com participação de 500 participantes entre atores e dançarinos.

Porta-estandarte da tribo mirim Muirapinima chegou em uma alegoria gigante — Foto: Ascom Prefeitura de Juruti / Divulgação

Cada nação tem cerca de 2 horas e 40 minutos para suas apresentações, que envolvem alegorias, mestre de cerimônia, números coreográficos e diversos outros itens de expressão artística.
Além das apresentações das duas tribos, o Festribal 2024 também contará com shows de diversos artistas.

Programação Festribal 2024

Dia 31 de Julho - Festa dos Visitantes
Show: Xandy Avião (Atração principal)
Local: Tribódromo

Dia 1º de agosto - Ensaio Técnico
Local: Tribódromo
Previsão de início: 20h30
Show Pós-ensaio Avinne Vinny

Dia 02 de agosto - Apresentação Tribos Mirins
Tribo Munduruku Mirim (1ª apresentação)
Tribo Muirapinima Mirim (2ª apresentação)
Local: Tribódromo
Previsão de início: 20h30

Dia 03 de agosto - Apresentação das tribos oficiais
Tribo Muirapinima (1ª apresentação)
Tribo Munduruku (2ª apresentação)
Local: Tribódromo
Previsão de início: 20h30

Dia 04 de agosto - Apuração do Resultado
Local: Tribódromo
Previsão de início: 15h

Considerado uma das maiores manifestações culturais da Amazônia, o Festribal foi declarado Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112 em 2008. E desde 2011, o festival é reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti pela Lei Municipal nº 1.010.
(Fonte: G1)

Comentários