Carga ilegal é apreendida pela Equipe da Base Fluvial Integrada Candiru, em Óbidos


Pneus e outras peças automobilísticas estavam sendo transportados de Manaus com destino a Santarém de forma irregular

As Bases Fluviais Integradas no Pará continuam apresentando resultados expressivos no combate à criminalidade. Na última sexta-feira (17), agentes da Base “Candiru”, instalada no estreito do Rio Amazonas, município de Óbidos, oeste do Estado, apreenderam uma carga de produtos automobilísticos sem nota fiscal. A apreensão ocorreu durante abordagem de rotina, realizada pelas equipes do Grupamento Fluvial (GFlu), com reforço das polícias Militar e Civil.


Os policiais fizeram a abordagem de rotina no estreito do Rio Amazonas,Foto: Divulgação

Ao vistoriar a embarcação “Flor da Terra”, acoplada a um ferry boat que fazia o trajeto ente Manaus (capital do Amazonas) e Santarém (oeste do Pará), a equipe policial encontrou no interior de dois ônibus transportados pela embarcação grande quantidade de pneus e outras peças automobilísticas sem as devidas notas fiscais.
Um servidor da Receita Federal foi acionado para os procedimentos legais. A carga foi lacrada pelo fiscal, enquanto o responsável pela embarcação foi orientado a permanecer em Óbidos para posterior conferência do material.
A ação reforça o trabalho voltado à segurança de quem utiliza os rios no Pará, frisou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. “A integração entre as forças de segurança, aliada à tecnologia moderna, garante uma atuação mais eficaz no combate à criminalidade fluvial, protegendo nossas comunidades e assegurando a navegação segura em nossos rios. Continuaremos investindo e aprimorando nosso sistema para garantir a segurança e o desenvolvimento sustentável de nossas vias fluviais”, ressaltou.
Investimentos – Em 2024 também foram entregues mais três lanchas blindadas ao sistema de segurança, que atualmente conta com seis veículos deste tipo. Os investimentos em embarcações táticas operacionais, com alta tecnologia de orientação náutica e blindagem, somam mais de R$ 10 milhões, visando ao reforço nas ações estratégicas de combate aos crimes cometidos nos rios, que vitimam comunidades ribeirinhas, e crimes ambientais.
Além da aquisição de lanchas blindadas, mais cinco embarcações receberam motores novos, de 350 HP, para o atendimento à Região Metropolitana de Belém e outros quatro municípios. Duas lanchas leves, com motores de 60 HP, também foram entregues a outros dois municípios em 2024.

Por André Macedo (SEGUP) / Com informações da Agência Pará

Comentários