Nova Feira da Cohab beneficia produtores e consumidores em Santarém


Após seis meses da entrega do espaço pelo governo do Estado, produtores familiares, comerciantes e consumidores dispõem de um espaço seguro, limpo e confortável

Luciano Felismino da Silva trabalha há 23 anos na Feira da Cohab, em Santarém, oeste do Pará, vendendo frutas. Agricultor da comunidade Baixa D’água, no município de Mojuí dos Campos, ele conhece no dia a dia os benefícios da nova estrutura da Feira da Cohab para todos os produtores, principalmente segurança e comodidade.


Agricultor Luciano da Silva: ‘melhorou 200%’

“A gente já perdeu muitos produtos aqui. Enfrentávamos sol, chuva, lama. Sem contar que, quando chovia, os clientes fugiam. Agora mudou muito. Não tem problema de se molhar, de sujar por aqui. Eu fiquei muito alegre. Melhorou 200% ou mais. O clima é bem ventilado, tudo organizado. As bancas bem legais, o piso bacana. Nota mil”, disse o comerciante.


A nova estrutura agrada aos feirantes e compradores

Estrutura – Entregue em junho de 2024 pelo Governo do Pará, a nova Feira da Cohab conta com moderna área de serviços, onde trabalhadores e clientes podem fazer compras e negócios em um ambiente seguro e com estrutura adequada. São 1.160,00 metros quadrados (m²) de área coberta e 29.09 m² para os ambientes administrativos, como secretaria, administração e banheiros. A reforma foi possível graças a um investimento superior a R$ 1 milhão do Tesouro Estadual.
“Com a nova Feira da Cohab, entregue pelo Governo do Pará, os comerciantes passaram a ter um espaço mais digno para trabalhar, mais higiênico, evitando a proliferação de doenças. Além disso, o local reconstruído mantém e gera novos empregos ao município de Santarém. Uma obra como essa também é importante para a população, que sai de casa sabendo que pode fazer as compras em um ambiente confortável e seguro, garantindo com que a economia da cidade possa seguir girando”, ressaltou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Agricultura familiar – O espaço funciona entre quinta-feira e sábado, recebendo cerca de 200 produtores de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, que fazem parte da Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan). Com a nova estrutura, os feirantes constatam o aumento de clientes e das vendas nos últimos seis meses.
“Houve uma melhora no público devido ao espaço mais aconchegante e organizado. Até pela parte da noite, quem sai do trabalho já passa por aqui. Melhorou bastante. Era uma luta antiga nossa por essa estrutura mais digna e confortável aos nossos associados e consumidores”, disse a secretária da Feira da Cohab pela Aprusan, Thais Maia.
Sem comparação – Um dos beneficiados pelo espaço é Oséias Campos, produtor rural da comunidade Paxiúba, na Rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370). Ele trabalha na Cohab desde 2009, e também atesta os benefícios da nova feira. Hoje, o agricultor tem um local adequado para vender farinha, banana e outros produtos. “Não tem nem comparação com antes. O espaço é bem amplo, mais arejado. Oferece mais conforto para nós, vendedores, quanto para o consumidor”, afirmou Oséias.


Oséias Campos, produtor rural: ‘espaço amplo e arejado’

Para o consumidor Raimundo Nonato Silva, o espaço “melhorou demais! Muito mais confortável. A estrutura está aprovada. E só tende a melhorar”.
Serviço: A Feira da Cohab funciona na Avenida Barão de São Nicolau, nº 1867, esquina com a Rodovia Santarém-Curuá-Una, no bairro Santana, em Santarém.

Por: Gustavo Campos-Secom / Com informações da Agência Pará

Comentários